O Tribunal de Contas da União (TCU) lançou na terça-feira (11/5) o portal de fiscalização das obras para a Copa 2014. O site promete acompanhar em tempo real o andamento das obras de mobilidade urbana e estádios nas 12 cidades-sede, além de disponibilizar ao público os cronogramas físicos e financeiros das capitais do Mundial.
Apesar do lançamento oficial, o portal ainda está fora do ar. Segundo o ministro do TCU Valmir Campelo, coordenador dos trabalhos, a ferramenta deve começar a funcionar até o fim deste mês.
A iniciativa é resultado de uma parceria estabelecida entre o TCU e os Tribunais de Contas dos estados e municípios. Cada órgão se responsabilizou pela publicação de documentos e informações das obras nas cidades de sua competência. Além disso, o cidadão poderá oferecer denúncias de irregularidades nas obras para a Copa.
O TCU ficará responsável pelas obras realizadas diretamente pela União, como as dos portos e aeroportos. Já as obras de mobilidade urbana que receberão financiamento e investimento públicos –como a ampliação de vias, a construção de veículos leves sobre trilhos (VLTs), corredores de ônibus e bus rapid transits (BRTs)–, serão acompanhadas pelos órgãos de fiscalização estaduais ou municipais.
Fonte: Portal Copa 2014
Siga o Portal MundoGEO
no Twitter.