A Escola Técnica Estadual Vasco Antonio Venchiarutti (Etevav), mantida pelo Governo do Estado de São Paulo no município de Jundiaí, é uma das únicas Unidades de Ensino no país que oferece gratuitamente o curso técnico em agrimensura, com duração de três semestres.

O técnico em agrimensura está capacitado para a representação dos aspectos naturais e artificiais de uma região, especialmente no modo de apresentar as suas posições e altitudes. Dentro desta área de atuação inclui os campos científicos tecnológicos do levantamento topográfico, da geodésia, da geofísica, da geografia militar, da fotogrametria, aerofotogrametria, da cartografia, das artes gráficas, do cadastro, do sensoriamento remoto, do geomarketing, do georreferenciamento de imóveis rurais e urbano, do GPS, dos Sistema de Informações Geográficas (GIS) e dos Serviços Baseados em Localização (LBS).

Atividades

O técnico em agrimensura é o profissional que, utilizando tecnologias espaciais e geoprocessamento, coleta, processa e analisa dados de campo; executa levantamentos topográficos em geral e georreferenciados; cadastramento multifinalitário; avalia terras; realiza cálculos de volumes de corte e aterro; efetua locação de obras rurais, civis, industriais, de transportes, de drenagem, de saneamento e meio ambiente; acompanha e fiscaliza projetos; realiza o levantamento “as built”, opera softwares de automação topográfica, GNSS e GIS.

Vestibular

A Etevav está com as inscrições abertas para o Vestibulinho do Curso Técnico em Agrimensura – 2º Semestre 2010, no período de 30 de abril a 21 de maio. No último dia (21/05) as inscrições irão até as 15 horas. Inscrição pela internet. O exame será realizado em 13 de junho de 2010. O curso é ministrado no período noturno e são oferecidas 40 vagas neste processo seletivo.

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.