No dia 21 de abril passado foi constituída a Comunidade Brasileira do gvSIG. Dentro das diversas soluções de geomática livre, o software de código aberto gvSIG é considerado como uma ferramenta fundamental, tanto por suas capacidades técnicas como SIG de escritório como pelo modelo de organização e sustentabilidade a que se propõe.

Com o objetivo de divulgar o uso do gvSIG no Brasil, promover o intercâmbio de experiências, apoiar o projeto e potencializar o modelo de negócios, nasce a Comunidade Brasileira do gvSIG.

A primeiras tarefas que se estão abordando estão relacionadas com o desenvolvimento do gvSIG, a colaboração em testes e a tradução de documentação e interface ao português do Brasil.

Para estruturar a Comunidade, foi definida uma série de passos estratégicos:
– Identificação de usuários brasileiros;
– Realização das 1as Jornadas Brasileiras do gvSIG. Se está trabalhando na organização do primeiro evento do gvSIG no Brasil en 2010, com o objetivo de conhecer as experiências de instituições, universidades e empresas no uso do gvSIG. Além disso, estas jornadas têm um caráter preparatório para as 3as Jornadas Latinoamericanas e Caribe do gvSIG, a serem realizadas em 2011 no Brasil;
– Interação com a comunidade OSGeo.

O grupo coordenador da Comunidade Brasileira do gvSIG é formado por pessoal das seguintes instituições:
– Embrapa Florestas (Maria Augusta Doetzer Rosot e Marilice Cordeiro Garrastazu);
– Centro Internacional de Hidroinformática (Rafael González);
– Sistema de Informações Geográficas da Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira e Iguape (Gilberto Cugler);
– Universidade Federal do Paraná (Prof. Nelson Carlos Rosot).

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.