Lembro-me que há dez anos, quando dizia que trabalhava com Geoprocessamento, poucos sabiam o que era. Este final de semana fui ver Fúria de Titãs 3D no cinema, quem tem mais de quarenta anos não resistiria a um remaker como este, no início da projeção a Petrobras faz um teaser sobre Geoprocessamento e sobre sua nova ferramenta em parceria com o Google Earth uma aplicação da Biodiversidade da Amazônia georreferenciada através dos trabalhos de pesquisa da estatal, na verdade compilando dados que a mesma deve ter retirado de vários  trabalhos de pesquisa para seus licenciamentos ambientais.

Nada mais justo que retribuir ao meio acadêmico e científico, apesar de que acredito que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis- IBAMA deveria estar a frente de algo parecido a anos, os estudos se repetem e poderiam ser mais aprofundados em vez de repetidos, os próprios Sistemas de Informações Geográficas – SIGs poderiam agregar mais informações, serem mais completos.

Espero que a aplicação seja dinâmica e seja incorporada de novos dados da Fauna e da Flora brasileira constantemente e não apenas um repositório de informações.

Parabéns Petrobrás pela Iniciativa, difundindo mais o geoprocessamento e distribuindo os dados da empresa para a sociedade, deixem os seus comentários…

Para Saber +:

PETROBRAS – BIOMAPAS

http://www.petrobras.com.br/biomapas

 IBAMA

http://www.ibama.gov.br/