O Google acaba de lançar a nova versão do globo virtual Google Earth. Entre as novidades do Google Earth 5.2 está a compatibilidade com o iPad e a capacidade de importar diversas fontes de dados para visualizar nos mapas.

Agora, além de importar rotas de receptores e navegadores GPS – recurso já disponível na versão antiga -, os usuários podem também adicionar dados ao trajeto, como altitude e velocidade. Depois de fazer o upload desses dados, o serviço mostra um gráfico abaixo do mapa, que muda de acordo com o trajeto. Além disso, se o GPS armazenar frequência cardíaca, essa informação também será disponibilizada no gráfico.

O software gera estatísticas com base nessas informações, tanto para o percurso completo como para trechos selecionados pelo usuário. Na nova versão, não é necessário sair do Earth para fazer pesquisas na web, já que um navegador dentro do próprio serviço facilita a tarefa.

Alguns dos novos recursos, como a importação de dados georreferenciados e sobreposição automática de arquivos de imagens, estão disponíveis somente para os usuários da versão paga.

iPad

O Google também atualizou o Google Earth para o iPad. A versão 3.0 do aplicativo já está disponível na App Store. Na atualização foram inseridas uma nova barra de ferramentas, um campo de buscas e opções de camadas para que o próprio usuário possa escolher o tipo de geoinformação que deseja visualizar.

Maps e Earth para Empresas

No dia 3 de dezembro de 2009 foi realizado, em São Paulo, o seminário Google Maps e Earth para Empresas. Com o tema "Descubra como as ferramentas corporativas do Google podem impulsionar seu negócio", o evento teve o objetivo de apresentar ao mercado as soluções da Google para aplicações nas áreas de análise geográfica e serviços de localização.

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.