Uma rota turística que cruza os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais relembra o caminho criado por tropeiros para escoar o ouro e os diamantes que tinham como destino Portugal. A Estrada Real, como é conhecida desde o Século XVII, é uma região com mais de 80 mil quilômetros quadrados e 199 cidades, com atrativos históricos, culturais e gastronômicos, além de várias opções para turismo de aventura.
O percurso da Estrada Real tem a gestão do Instituto Estrada Real (IER), uma organização sem fins lucrativos criada em 1999 que conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a coordenação da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em parceria com a Secretaria Estadual do Turismo.
A partir de agora turistas de todo o mundo contam com uma nova ferramenta de mapas online para desvendar a Estrada Real e planejar suas viagens. No dia 17 de abril o IER lançou o Sistema de Informação Turística Georreferenciada da Estrada Real (Sitgeo ER), um WebGIS com cálculo de rotas e mais de 9 mil pontos de interesse que incluem atrativos naturais, culturais, hotéis, pousadas e outros serviços de apoio ao turista.
O Sitgeo foi elaborado pelo IER em parceria com o Instituto Mineiro de Desenvolvimento (IMDC) e com a TerraVision Geotecnologia e Geoinformação, empresa de tecnologia e serviços de geoprocessamento.
Leia a íntegra da matéria sobre o Sitgeo.
Conheça as opções de assinatura das revistas InfoGEO e InfoGNSS.
Siga o Portal MundoGEO
no Twitter.
