A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão de Santa Catarina (SSPDC-SC), em parceria com a empresa Imagem, está implementando um projeto de prevenção ao crime, tendo como base a utilização de um Sistema de Informações geográficas (GIS).
O projeto utilizará o GIS para mapear as regiões com maior concentração de crimes e saber quais ocorrências são mais comuns em cada localidade.
Com base nestas análises, a Secretaria espera otimizar a gestão da frota policial nas ruas, agilizar os despachos das ocorrências pelas Centrais Regionais de Emergências (CRE) da Secretaria de Segurança Pública, tornando os serviços de ronda e prevenção mais eficazes. O projeto deve ser finalizado no prazo de seis meses e receberá o investimento de cerca de 1,3 milhão de reais.
Piloto
Antes de iniciar a implantação do novo projeto, a SSPDC-SC realizou um projeto-piloto, executado na Academia da Polícia Militar da Trindade, durante a última Festa da Santíssima Trindade, mais conhecida como Festa da Laranja, que ocorre no início de junho em Florianópolis. Na oportunidade, a Polícia Militar mapeou o histórico das irregularidades na região do evento e, assim, reforçou as ações preventivas nas áreas críticas, reduzindo em 75% as ocorrências policiais durante a edição de 2009.
A análise e o monitoramento dos crimes foram feitos pelo Crime Analyst, produto de GIS da ESRI, comercializado pela Imagem no Brasil, e implantada pela VisãoGeo, empresa de geotecnologia líder no Estado. O sucesso da Operação Festa Segura teve como base o mapeamento geográfico das ocorrências, que permitiu melhorar a visualização dos crimes e focar no trabalho da polícia nos locais com maior índice de criminalidade.
Na Festa da Laranja de 2009, a Polícia Militar registrou quatro ocorrências durante os quatro dias do evento, sendo que apenas uma foi classificada como crime. As outras três ocorrências foram infrações ou acidentes de trânsito.
Siga o Portal MundoGEO no Twitter.
