Com o objetivo de promover a capacitação de agentes gestores de recursos hídricos do Brasil todo, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-Hidro) realizam mais uma edição do Programa de Capacitação de Agentes Gestores em Recursos Hídricos.

Para isso, 5 milhões de reais estão disponíveis para serem investidos na iniciativa, que visa a ampliar o apoio da ANA para o fortalecimento da gestão de recursos hídricos nos estados brasileiros. A ação está em conformidade com o fundamento de que tal gestão deve ser descentralizada, como prevê a Política Nacional de Recursos Hídricos.

Podem participar da seleção projetos que capacitem gestores vinculados a órgãos públicos estaduais e do Distrito Federal e órgãos públicos federais com atuação regional que possuam competências relacionadas à gestão de recursos hídricos, além de entidades delegatárias das funções de agências de bacia. As regras de seleção das iniciativas e a forma como as propostas devem ser elaboradas são definidas pelo edital MCT/CNPq/CT-Hidro/ANA nº 15, lançado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os profissionais a serem selecionados como bolsistas neste edital deverão desempenhar atividades ligadas à gestão de recursos hídricos de acordo com os planos de trabalho de cada projeto, priorizando-se os instrumentos de gestão de recursos hídricos que precisam ser implementados ou aperfeiçoados em seus respectivos estados.

Além disso, serão disponibilizados recursos de custeio para possibilitar viagens para estágios e treinamentos de seus técnicos em outras localidades e também para permitir a visita de instrutores e professores para a realização de cursos para toda a equipe na instituição de origem do projeto.

Atlas da Água

O Brasil já pode contar com um mapa digital completo dos seus recursos hídricos superficiais e subterrâneos. A Agência Nacional de Águas (ANA) lançou, no dia 9 de dezembro de 2009, o Atlas de Abastecimento Urbano de Água para regiões Metropolitanas, para as regiões Nordeste e Sul do Brasil. Seu resultado é a consolidação de um amplo trabalho de diagnóstico e planejamento nas áreas de recursos hídricos e saneamento no Brasil, com foco na garantia da oferta de água para o abastecimento das sedes urbanas em todo o país.

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.