Faz algum tempo que não leio diariamente jornais impressos. Percebi que a maioria das notícias do jornal acabava lendo no dia anterior na web, e que não fazia mais sentido acompanhar o mundo com um dia de atraso. Hoje, enxergo três tipos de notícia que consumo: as em tempo real, as opiniões e as notícias, e cada uma tem o seu valor. Um jornal impresso é repleto de notícias. Do dia anterior, isso quando não tem dois dias de atraso, como é o caso do volumoso jornal de domingo.
Trazendo o assunto ao nosso cotidiano, quem gostaria de comer pipoca depois de uma hora, quando ela já começa a murchar?
Definida pelo blog ReadWriteWeb como uma das cinco tendências que despontou em 2009, a “internet em tempo real” – e com isso também a geoinformação – trata-se de acompanhar a todo momento o que está acontecendo, agora e onde. Seja um terremoto, seja um acidente de carro, seja um amigo levando o cachorro para passear.
Mas o que é a informação e geoinformação?
Informação são os dados tratados, apresentados de forma inteligível às pessoas que irão utilizá-los. Geoinformação são os dados tratados e associados a uma localização espacial.
Leia a íntegra da coluna GeoQuality.
Conheça as opções de assinatura das revistas InfoGEO e InfoGNSS.
Siga o Portal MundoGEO
no Twitter.
