Com a divulgação dos novos comandos regulatórios da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as empresas do setor de distribuição de energia elétrica foram desafiadas a remodelar seus procedimentos para atender às obrigatoriedades de prestação de informações contidas nas novas resoluções normativas até janeiro de 2011. Para minimizar o impacto das novas regras, a empresa Imagem apresenta a solução GIS Regulatório para atender às necessidades das empresas dentro do prazo.
As resoluções normativas criaram uma nova sistemática de Controle Patrimonial dos ativos de rede e obriga as distribuidoras de energia a fornecer anualmente para a Aneel o cadastro georreferenciado das linhas e redes de distribuição dentro de um modelo de dados padrão.
Diante desse cenário as concessionárias precisam se adequar para a prestação de informações do inventário patrimonial (contábil) e do inventário físico georreferenciado (cadastro técnico GIS), conciliadas entre si e nos formatos exigidos, além da necessidade de adequação dos processos e sistemas para garantir que as bases de ativos contábil e físico se mantenham sincronizadas.
O GIS Regulatório é uma solução modular baseada na plataforma ArcGIS e no GISConneX, mediador de integração entre SAP e GIS. Um painel de indicadores acoplado à solução permite monitorar continuamente o status da Base de Remuneração conciliada entre Cadastro Físico e Controle Patrimonial. É possível ainda conhecer a quantidade de ativos total, por tipo, data e localidade, além de visualizar a quantidade absoluta relativa de sobras físicas ou contábeis, evitando surpresas na revisão tarifária.
Siga o Portal MundoGEO no
Twitter.
