O Laboratório de Geoprocessamento (LABGIS) do Departamento de Geologia Aplicada da Faculdade de Geologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) abre novas turmas dos seus cursos de extensão em geotecnologias, oferecidos e certificados através do Centro de Produção da UERJ (CEPUERJ).
 
No dia 26 de julho começa uma nova turma do curso Ferramentas de Sistemas de Informações Geográficas (com ArcGIS Desktop 9.3.1), de 52 horas, no qual os alunos vão explorar o ambiente e aprender as principais ferramentas do ArcGIS Desktop 9.3.1: projetos de mapas, edição de simbologia, seleção, layout de mapas, trabalho com projeção e referenciais geodésicos, edição de dados geográficos, operações em tabelas, geodatabases, estatísticas, gráficos e análises de geoprocessamento.

Para a continuidade do aprendizado, no dia 23 de agosto será iniciado o curso Projetos e Ferramentas Avançadas de Sistemas de Informações Geográficas, de 60 horas, no qual será abordada a sistematização de processos, ferramentas avançadas de geodatabases, edição topológica de dados geográficos, qualidade de dados, metadados, análise espacial, álgebra de mapas e operações com dados em 3D. Durante as práticas os alunos também elaboram documentações pertinentes a projetos de SIG como dicionário de dados, catálogo de simbologias, relatórios de metodologia e resultados. O curso será realizado sobre o ArcGIS Desktop 9.3.1 e utilizando as extensões Spatial Analyst, 3D Analyst e Data Interoperability.

As inscrições podem ser feitas na página da CEPUERJ. São apenas 14 vagas por turma, e estudantes de qualquer instituição de ensino têm desconto. Cada curso conta com apostila e DVD com dados das práticas, vídeos didáticos, apresentações do instrutor e bibliografia complementar.

Com informações de José Augusto S. Ramos

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.