A GeoDesign Internacional anuncia o lançamento do programa GeoFotosMapeador® 1.0, desenvolvido para otimizar o processamento e integração de dados de fotografia e vídeo com posicionamento GPS obtidos com dispositivos que integram câmera digital com GPS.

Primeiro aplicativo nacional deste tipo, o GeoFotosMapeador foi originalmente desenvolvido para processar dados de imagem e atributos obtidos com a câmera digital com GPS Ricoh Caplio 500SE. No entanto, o software pode processar esses dados obtidos com outros equipamentos capazes de gravar imagens no formato JPEG com dados de posicionamento GPS como etiquetas no padrão Exif 2.2.  O programa já foi avaliado processando imagens dos seguintes equipamentos que integram câmera digital com GPS: Canon 40D, ike1000/ikeGPS, Nikon Coolpix P6000, Nikon D3, D200, D300 e D5000, Panasonic Lumix DMC-ZS7, Ricoh Caplio 500SE e Samsung ST1000.

O programa processa as imagens de entrada, extrai os dados de posicionamento GPS, orientação e atributos de cada fotografia, vídeo e Tracklog gerando arquivos de saída em vários formatos geoespaciais, CAD, banco de dados e outros.

O GeoFotosMapeador suporta exportar os dados armazenados nas imagens de fotografias e Tracklogs para os seguintes formatos de saída:
– SIG (GML, KML, MapInfo, Shape);
– Banco de Dados (MS SQL Server, MySQL, PostGIS/PostgreSQL);
– CAD (DGN, DXF);
– Outros (GPX, HTML, imagem com cnotações, CSV, TrackMaker).

Ao exportar os dados são geradas camadas de informação geoespaciais de três tipos de feições representando a distribuição espacial de diferentes dados dependendo do formato de saída selecionado:
– Pontos – posicionamento das imagens das fotografias;
– Linhas – dados de registro de percursos (TrackLogs);
– Polígonos – campos de visão (FOV: Field-of-View) das imagens das fotografias.

Dados de até 47 atributos são exportados e indexados a cada uma dessas feições. O número de atributos exportados depende do tipo do formato de saída selecionado, como:
– Posicionamento GPS da fotografia e trajeto de percurso;
– Outros dados relativos a GPS;
– Declinação magnética e orientação magnética e verdadeira da câmera;
– Distância e posicionamento do alvo e FOV;
– Vários atributos da câmera e fotografia;
– Miniatura da imagem da fotografia;
– Hiperlink à imagem original.

O GeoFotosMapeador também suporta transformação de WGS84/Lat-Lon, que é o sistema de coordenadas padrão utilizado pelas câmeras digitais, para 470 Sistemas de Referência de Coordenadas (SRC) únicos, sendo 80 geográficos e 390 projetados, conforme especificação do bando de dados da EPSG.

Outros processamentos feitos no GeoFotosMapeador são cálculos de Declinação Magnética, Distância Geodésica e Campo de Visão (FOV).

Além dos formatos de saída nativos, o GeoFotosMapeador também exporta os dados para banco de dados relacionais (espaciais e não espaciais) dos seguintes Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados (DBMS): Microsoft SQL Server, MySQL e PostgreSQL/PostGIS. Encontra-se em desenvolvimento suporte para DB2, Oracle e SQLite.

Todos os recursos do programa GeoFotosMapeador 1.0 são apresentados no manual disponível na internet. Uma versão de avaliação do programa GeoFotosMapeador 1.0 pode ser baixada aqui.

+Info
ricoh500se.geodesign.com.br
(12) 3153-5115

Siga o Portal MundoGEO
no Twitter
.