“Uma borboleta batendo as asas no Rio de Janeiro pode provocar uma tempestade em Nova Iorque uma semana depois”. A conhecida frase do meteorologista Edward Lorenz ilustra o conceito da sensibilidade à variação das condições iniciais, que é a característica fundamental da dinâmica caótica, tema da conferência que leva especialistas do mundo todo ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP).

De 25 a 30 de julho, o Dynamics Days South America 2010 aborda o caos, comportamento tão fundamental e comum na natureza que está presente nos mais diversos campos – da biologia à química, da astronomia e física à mecânica e eletrônica – e hoje explorado como base para o desenvolvimento de tecnologias sensíveis e do cotidiano, como são os casos dos CDs, DVDs e sistemas de comunicação.

Pesquisadores de 26 países discutirão os desdobramentos da teoria da dinâmica caótica e dos fenômenos não lineares, apresentando as últimas descobertas científicas e aplicações tecnológicas, para definir os desafios a serem considerados em trabalhos futuros de pesquisa e desenvolvimento.

O Dynamics Days foi criado em 1980, sendo a mais longeva e respeitada série internacional de encontros regionais da área de Dinâmica (aplicações da teoria de Sistemas Dinâmicos), caos e fenômenos não lineares. É periodicamente realizada nas regiões da América do Norte, Europa e Ásia.

Siga o Portal MundoGEO
no Twitter
.