O mercado imobiliário brasileiro encontra-se em posição privilegiada em relação ao mercado mundial, com excelentes perspectivas de crescimento. O setor tem crescido de forma consistente nos últimos anos, com o aquecimento da economia e o aumento do crédito imobiliário. Além disso, os investimentos em imóveis têm sido muito beneficiados pela estabilidade da economia brasileira, que possibilita o planejamento de investimentos no longo prazo, sem desequilíbrios inflacionários.
Com um déficit habitacional próximo de 10 milhões de moradias, e parte das residências inadequadas para o uso, o mercado brasileiro possui uma grande demanda represada, gerando muitas oportunidades de negócios. O crescimento da classe média é outra tendência importante, pois tem aumentado a demanda por imóveis, movimentando o setor.
Em síntese, a conjunção destes fatores coloca o Brasil como foco dos investimentos imobiliários internacionais, com grande aumento dos investimentos estrangeiros no país. O mercado tem oferecido excelentes oportunidades de investimentos em imóveis, setor que deve manter seu crescimento nos próximos anos, com demanda crescente e grande potencial de valorização do capital investido.
Nesse contexto, cada vez mais a necessidade de instrumentação é imprescindível para que se reconheçam as oportunidades do segmento imobiliário, funcionando como um direcionador das prioridades do déficit imobiliário, aliado à dinâmica de crescimento da cidade, seu fluxo interno e adjacente às suas áreas conurbadas, para que se definam planos de expansão e implementação de projetos imobiliários que atendam a esse mercado.
Leia a íntegra do artigo sobre a geoanálise no mercado imobiliário.
Conheça as opções de assinatura das revistas InfoGEO e InfoGNSS.
Siga o Portal MundoGEO no Twitter.
