A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) iniciou projeto em parceria com um consórcio formado pelas empresas Nip do Brasil (empresa líder), Ingeniería, Estúdios y Proyectos, NIP, S.A., Maplan Aerolevantamentos e Grupo Imagem, para a implantação de um Sistema de Informações Geográficas (GIS) com o objetivo de subsidiar o planejamento e a manutenção dos sistemas de água e de esgotos.
O projeto visa criar um GIS corporativo, integrando todas as informações dos sistemas de abastecimento de água e esgoto e, assim, suprir as demandas relacionadas às rotinas operacionais, permitindo fácil acesso a informações relevantes na tomada de decisões relacionadas à operação e manutenção dos sistemas, relação com os clientes, comercialização, logística, empreendimentos e planejamento, entre outros setores.
Com investimento de aproximadamente 6,5 milhões de reais, a solução permite visualizar, em uma tela de computador, toda a infraestrutura da empresa e, a partir dos dados armazenados será possível controlar a operação dos sistemas de distribuição, mensurar a qualidade dos serviços e planejar melhor os gastos e investimentos.
Tarcisio Dazzi, Chefe da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas e Fiscal do Contrato, explica que com a implantação do novo sistema, a Cesan espera integrar a atualização dos cadastros às rotinas operacionais da companhia, além de melhorar as ferramentas e informações destinadas ao planejamento comercial e operacional. “Queremos contribuir para a melhoria de qualidade da prestação de serviços de saneamento reduzindo prazos e, consequentemente, reduzir custos”.
Iniciado em maio de 2010, a estimativa é de que o processo leve dois anos para ser concluído. Durante a implantação serão envolvidos 19 departamentos da empresa, podendo atingir mais de 500 usuários. Para o desenvolvimento da solução, serão utilizados softwares Esri (fornecidos pela empresa Imagem), além de serviços de treinamento do produto (Imagem), conversão de dados (realizado pela Maplan Aerolevantamentos) e implementação de sistemas, operações assistidas, consultorias e treinamentos da solução (serviços que estarão a cargo do Grupo Espanhol NIPSA).
Siga o Portal MundoGEO no Twitter.
