Como parte de sua aposta no setor público, a Motorola participa do Paraná Wireless, evento sobre aplicações e serviços para cidades digitais, que será realizado no dia 18 de agosto, no Auditório da CELEPAR, em Curitiba (PR). Joeval Martins, gerente de Desenvolvimento de Canais da Motorola Solutions, apresentará, em dois painéis, a importância da inclusão tecnológica para a melhoria da comunicação de dados nos municípios.

No painel A banda larga como indutora de desenvolvimento econômico social, o executivo abordará os resultados que podem ser alcançados nas áreas de saúde, educação, prevenção de acidentes, cultura, inclusão digital e E-Gov. Além disso, apresentará o case de Parnaíba, na região litorânea do Piauí, que permite o acesso gratuito à internet nos principais pontos da cidade para cerca de 140 mil pessoas. O projeto Parnaíba Digital interliga as secretariais municipais e a Câmara dos Vereadores, além dos órgãos de saúde e de segurança pública, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as instalações da Academia de Polícia Militar. O projeto prevê, ainda, que mais de cem escolas recebam conexão à internet para uso dos alunos em sala de aula e para o aperfeiçoamento dos professores e melhora na comunicação entre os departamentos.

Somente no Brasil, a Motorola conta com mais de cem cidades digitais, entre as quais: a Orla Digital na Praia de Copacabana, que fornece internet sem fio em todo o trajeto da Av. Atlântica de forma gratuita; e a cidade de Macaé (RJ), que interligou 27 secretarias, autarquias, fundações, institutos, escolas municipais, postos de saúde, cinco praças da região e distritos vizinhos. Também fazem parte do portfólio da companhia a instalação de rede sem fio no Sambódromo durante o carnaval e o fornecimento de internet para diversas comunidades cariocas, como o Morro Dona Marta e a Cidade de Deus.

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.