Com o avanço da Tecnologia da Informação, o uso de imagens feitas por avançados satélites é cada vez mais recorrente no ambiente corporativo. Há dez anos, a aplicação deste tipo de tecnologia era praticamente inviável para as empresas, em virtude de limitações da internet, da capacidade dos computadores e do custo elevado de aquisição de programas e equipamentos destinados ao processamento digital dos dados.

A realidade atual é bem diferente, com uma enorme quantidade de dados disponíveis em formatos que podem ser usados para as mais variadas análises, apoiando as decisões cotidianas nos negócios e auxiliando a gestão pública, por exemplo.

Desta forma, na medida em que se populariza no mercado, aumenta a demanda por profissionais que tenham conhecimentos de softwares de geoprocessamento e que possam aplicá-los em áreas de expansão, como o setor de prospecção, gasoduto, oleoduto, plataformas marinhas (pré-sal), engenharia ambiental e sanitária, arquitetura urbana e ainda no mapeamento voltado à gestão urbana (planos diretores municipais, IPTU, censo demográfico, etc.) e rural (cadastro multifinalitário e de propriedades rurais, empreendimentos agroindustriais, entre outros).

Com o objetivo de habilitar profissionais e estudantes das áreas de geografia, geologia, ciências biológicas, engenharias cartográfica, civil, de computação, de produção, elétrica, mecânica e química, agronomia, informática e afins, o Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) irá realizar o primeiro curso AutoCAD MAP 3D Aplicado a Sistema de Informações Geográficas do estado do Rio de Janeiro.

O curso possui o livro AutoCAD MAP 3D Aplicado a Sistema de Informações Geográficas (SIG) como pré-requisito, sendo este utilizado como material didático, e abordará conceitos de geoprocessamento associados à prática de SIG com a utilização da plataforma Autodesk, fazendo com que o aluno compreenda as etapas de um projeto de SIG e opere o software de AutoCAD Map 3D como ferramenta de geotecnologia para desenvolver cada etapa.

Será ministrado no Laboratório de Geoprocessamento (Lagepro) pertencente ao Instituto de Geografia da UERJ, com um terminal de computador por aluno, de 13 de setembro a 8 de outubro, às segundas e sextas-feiras, das 17h às 21h.

As inscrições podem ser feitas na Rua São Francisco Xavier, 524, 1º andar, bloco A, sala 1.006, de segunda à sexta-feira, de 9h às 18h, até o dia 8 de setembro.

+Info
www.cepuerj.uerj.br
cepuerj@uerj.br
(21) 2334-0639

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.