A Erdas acaba de anunciar que vai colaborar com a Infoterra. Juntas, as empresas vão desenvolver aplicações operacionais para as imagens do satélite TerraSAR-X, lançado este ano, além de divulgar o conhecimento sobre dados SAR para a comunidade de usuários ao redor do globo.
Em anos recentes, o uso de dados radar teve um grande crescimento. Novos sensores, como o TerraSAR-X, oferecem alta resolução espacial, grande acurácia e curto tempo de revisita, além de uma grande variedade de polarizações e modos de imagens.
Ao mesmo tempo, técnicas inovadoras têm sido desenvolvidas para a extração e processamento de informações a partir de imagens radar.
As empresas Erdas e Infoterra vão trabalhar juntas para racionalizar essa grande quantidade de dados em cenários e aplicações claramente definidas. Uma componente chave desta transição é dedicada a softwares que permitem resolver o problema da extração de informações da imagem sem a necessidade de um profundo conhecimento sobre o assunto.
Desta forma, usuários em agências de inteligência e militares, governos estaduais e locais, organizações civis, institutos de resposta a crises e organizações não-governamentais poderão facilmente transformar imagens TerraSAR-X em geoinformação precisa, relevante e atual.
Este novo acordo já foi efetivado e inclui a criação de materiais de treinamento para usuários Erdas. Além disso, haverá uma avaliação conjunta das ferramentas já existentes.
Siga o Portal MundoGEO no Twitter.
