Equipamentos de alta precisão para topografia, no valor de 235 mil reais, foram comprados pela Secretaria do Planejamento Municipal (SPM) de Porto Alegre para elaboração do novo mapeamento digital da cidade, que substituirá o antigo levantamento feito em 1982.

A modernização da base de dados urbanos da capital gaúcha oferecerá, a partir de mapas temáticos, informações sobre escolas, postos de saúde, paradas de ônibus, vegetação e hidrografia, entre outras.

A cobertura total será de 545 quilômetros quadrados, incluindo o território de Porto Alegre e os limites intermunicipais. Além dos retratos planos, a utilização de laser originará imagens em três dimensões dos volumes das construções e das superfícies.

O trabalho é coordenado pelas secretarias municipais da Fazenda e Planejamento, e será desenvolvido pelo consórcio vencedor da licitação, integrado por empresas de Porto Alegre, Curitiba e São Paulo. Também foi assinado um convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que dará suporte técnico.

A nova rede geodésica será vinculada ao Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (Sirgas). O trabalho, que deve ficar pronto em 2014, integrará Porto Alegre à base de dados do Sistema Geodésico  Brasileiro.

Fonte: PMPA

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.