Após o Mobile Premier Awards, recebido em fevereiro de 2010, o Programa Rede Jovem foi indicado, em setembro deste ano a dois prêmios de relevância internacional na área de tecnologia móvel: o Mobilefest e Mobile Monday Summit 2010, reafirmando o caráter inovador de suas ações e projetos, seguindo as tendências mundiais do mercado mobile.
Tais prêmios retratam o reconhecimento e importância do desenvolvimento de metodologias que utilizem a tecnologia móvel como principal instrumento para promover a participação social, a produção colaborativa e, especialmente, o desenvolvimento social.
O projeto Wikimapa foi apresentado nas duas edições brasileiras do Festival Internacional de Criatividade Móvel (Mobilefest), realizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo, nos painéis Mobilidade e Criatividade em prol da cidadania e Mobilização e Redes Sociais, respectivamente.
Além das apresentações, o Programa Rede Jovem foi o vencedor da categoria “terceiro setor, democracia, cidadania, paz e serviços públicos” do I prêmio Mobilefest de Aplicativos Móveis, com o aplicativo Wikimapa, indicado ainda, por um júri composto por especialistas do mercado de tecnologia móvel, como o grande vencedor entre todas as categorias do prêmio em 2010. Como resultado, a Rede Jovem foi convidada a apresentar o Wikimapa no Programa de intercâmbio Mobilefest Mobile ICT/Digital Media R&D Exchange, realizado semana passada em Ontário, Canadá.
Como mais um fruto do reconhecimento do trabalho desenvolvido, a Rede Jovem se apresentou como única iniciativa da América Latina indicada como finalista ao prêmio Mobile Monday Peer Awards, na categoria Bottom of the Pyramid, para startups mobile que fazem a diferença nas áreas de saúde, educação e mudança social, dentre outras áreas. Realizado em Helsinki, Finlândia, o prêmio encerrou o primeiro dia do Mobile Monday Summit, em comemoração aos 10 anos de eventos Mobile Monday ao redor do mundo, em Helsinki (Finlandia) e Tallin (Estonia).
Leia a íntegra do artigo sobre o Wikimapa, publicado na edição 60 da revista InfoGEO. Se você ainda não recebe as revistas InfoGEO e/ou InfoGNSS, conheça as opções de assinatura.
Siga o Portal MundoGEO no Twitter.
