Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Diadema, formaram um grupo de pesquisa específico para estudos em Ciências Atmosféricas e Espaciais (CAE). O objetivo é desenvolver pesquisas de ponta, com relevância internacional, sobre Física da Atmosfera, Astrofísica, Gravitação e áreas afins, incluindo investigações sobre poluição do ar e meteorologia.
"No mundo todo há falta de cientistas, particularmente em Física e Astronomia. As atividades do grupo podem servir de inspiração e incentivo para novos cientistas, além de atuar no fomento de eventos e intercâmbios e publicar trabalhos em periódicos científicos de primeira linha", diz a professora Nadja Simão Magalhães, do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da Unifesp em Diadema, líder do CAE.
O grupo, que no futuro espera reunir pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação, além de pós-doutores, é cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e possui certificação da Unifesp.
O diferencial do CAE, segundo Nadja, está no caráter de interdisciplinaridade, visto que outros grupos de pesquisa cadastrados no CNPq investigam a física da atmosfera de forma separada de estudos sobre o cosmos, os objetos que o compõem e a sua evolução no tempo.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Unifesp
Siga o Portal MundoGEO
no Twitter.