A Rússia vai colocar em órbita oito satélites do tipo Glonass-M entre 2011 e 2013, para assegurar a operação efetiva da rede que compõe o sistema de navegação, segundo um comunicado oficial da agência espacial russa.

Projetado para uso civil e militar, o Glonass é um sistema equivalente ao norte-americano GPS. A constelação requer 18 veículos operacionais para fornecer serviços contínuos sobre o território russo, e pelo menos 24 para prover cobertura global.

"Após a rede Glonass estar completa, no final de 2010, nós vamos manter e substituir os satélites cujo tempo de serviço expirou", afirmou recentemente Nikolai Testoyedov, diretor da empresa Information Satellite Systems (ISS), responsável pela fabricação dos veículos do sistema russo.

Segundo eles, a empresa está fabricando mais oito satélites, que serão lançados entre 2011 e 2013. Hoje, a Rússia conta com 26 satélites em órbita, porém três deles não estão operacionais. Outros três veículos do tipo Glonass-M serão lançados até o fim deste ano, permitindo a operação do sitema completo, com veículos de reserva.

Siga o Portal MundoGEO
no Twitter
.