Duas mil pessoas já se inscreveram para a Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware) 2010, que vai acontecer entre os dias 10 e 12 de novembro, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A organização do evento espera um público de, no mínimo, 3 mil participantes – semelhante ao do ano passado.

Entre os principais palestrantes estão ‘nomes de peso’ do software livre, como o professor chileno Víctor Aravena Díaz, sócio-diretor da Lazos e chefe de diversos projetos para o governo chileno; Doug McIlroy, "dinossauro" do sistema operacional Unix; e Jon Maddog Hall, presidente da Linux International, que também participou de edições anteriores do evento.

No evento serão apresentadas novidades tecnológicas, novos programas, vertentes do código aberto e aplicações práticas de sistemas abertos e cooperativos. Serão promovidas cerca de 100 palestras sobre temas ligados às tecnologias da informação e da comunicação, sustentados em sistemas de software livres desenvolvidos no continente.

Ecológico

O Recompense é um serviço prestado pela empresa Palmares Geoprocessamento e Análise Ambiental, incubada no PTI. O programa consiste no levantamento e quantificação de carbono (CO2) emitido na atmosfera em um determinado ponto. A partir dessa quantificação, a Palmares elabora um plano de redução e um de compensação das emissões, que é feita por meio do plantio de árvores.

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.