O Carbon Disclosure Project (CDP) – organização não governamental sem fins lucrativos que detém a maior base de dados sobre o impacto das alterações climáticas nas empresas – lança o CDP Cities, um programa que oferece às cidades de todo o mundo um sistema para compartilhamento de suas emissões de gases de efeito estufa e estratégias relacionadas ao clima.

O CDP Cities, em parceria com o C40 e a Clinton Climate Initiative (CCI), estimula as maiores urbes globais comprometidas com o monitoramento das mudanças climáticas – as 40 cidades-membro e as 19 afiliadas do C40, entre elas as brasileiras Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo – a medir e divulgar suas emissões voluntariamente ao CDP com a finalidade de gerenciar os riscos de forma proativa, reduzir o carbono e adotar estratégias que protejam o futuro das cidades. Londres, Toronto e Nova York já concordaram em informar seus dados ao CDP.

Grandes organizações como a Autodesk, principal patrocinador do CDP Cities, além da Microsoft e da Sun Life Financial, apoiam o programa.

Relatório

O CDP Cities acaba de lançar um novo relatório intitulado The Case for City Disclosure (em português, O Processo de Divulgação da Cidade), escrito pela Accenture. O documento mostra em detalhes como a divulgação padronizada pelos governos locais pode auxiliar as cidades no compartilhamento de melhores práticas, gerenciamento de riscos, aumento da eficiência operacional e economia de custos, atração de investimentos, incentivo à inovação e ainda na condução de cidades mais seguras e prósperas.

Siga o Portal MundoGEO no
Twitter
.