A Geograph e a Pitney Bowes Business Insight (PBBI) promoveram o III Encontro de Usuários MapInfo em São Paulo, na última quinta-feira (19/12). O evento abordou assuntos como GeoCloud e o lançamento da nova versão do MapInfo. E, além disso, trouxe aplicações do software de mapas nos setores de geomarketing e rastreamento de veículos.

Uma dessas aplicações apresentadas foi o sistema implantado por uma empresa de coleta de resíduos, a Vital Engenheira Ambiental, que usa o software em conjunto com outro sistema, o Rascol, da Rassystem, desde 2003. “Com a utilização mais intensa do MapInfo nós pudemos chegar a um nível de processamento e de atualização beirando o fluxo de próprio resíduo”, diz Raphael Orlando de Almeida, da Rassystem. E ainda acrescenta que a empresa consegue controlar todo a atividade do caminhão (percurso e paradas) através deste sistema de integração.

Ricardo Sahagun, diretor de vendas da PBBI para a América Latina e Caribe, reafirma que a ferramenta pode evitar alguns incômodos nesse setor, como os acidentes. “A Location Intelligence pode dizer, por exemplo, se o caminhão passou por determinada rua, de forma automática, e para essas empresas é muito importante assegurar que tenham cobrido os territórios”, afirma Sahagun.

Para o setor de transportes coletivos, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) está utilizando o MapInfo no planejamento da cidade. Daniel Luís Nithack e Silva, chefe do departamento de georeferenciamento e sistematização de dados, afirma que “nós conseguimos agregar informações para um planejamento, para estudos presentes e ações necessárias, urgentes e outras para o futuro, assim como a redução da acidentalidade hoje em Campinas ocorreu também em função do uso da ferramenta”.

O evento contou com a presença dos executivos da PBBI, com destaque para Moshe Binyamin, gerente global de produtos da empresa, que afirma a importância do evento para a PBBI entender mais sobre os consumidores e também compartilhar as novidades globais do setor com estes. Além disso, Binyamin destaca que é importante saber mais sobre o mercado brasileiro e problemas que os usuários estão enfrentando e que precisam ser resolvidos. “Continuar a interagir consumidores, parceiros e fornecedores é o que este tipo de evento proporciona para o mercado, aprender mais sobre esses consumidores e estes a conhecer melhor a perspectiva global”, diz o gerente.

Carlos Eduardo, sócio diretor da Geograph, conta que “conseguimos atingir nossos objetivos, com esse evento, e nessa terceira edição do encontro tivemos praticamente 70 a 75% de novos participantes. Então, o mercado está aí temos muita gente nova para essa área”.

Com informações de Viviane Prestes

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.