O V Seminário Luso-Brasileiro de Direito Registral Imobiliário será realizado nos dias 2 e 3 de dezembro de 2010, em Búzios (RJ), pelo Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), em parceria com o Centro de Estudos Notariais e Registrais (Cenor) da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal.
As conferências abordarão assuntos que nos últimos anos entraram na pauta de muitos países, como as implicações das catástrofes naturais no registro predial, o desaparecimento e a recomposição de imóveis. E ainda: expropriação/desapropriação; reflexos do registro eletrônico na segurança jurídica; e gestão eletrônica de documentos (GED), entre outros.
Em 2006, a primeira edição do Seminário Luso-Brasileiro de Direito Registral Imobiliário foi realizada em Porto Alegre (RS) e abordou o registro das constrições judiciais. O segundo seminário, em 2007, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal, discutiu o registro eletrônico e o funcionamento dos sistemas registrais nos dois países. A Escola Paulista da Magistratura, na capital de São Paulo, foi a anfitriã da terceira edição do Seminário Luso-Brasileiro, em 2008, para o debate sobre a contratação de negócios imobiliários. Em 2009, o seminário voltou a Coimbra e foi realizado simultaneamente ao Seminário sobre Desjudicialização.
Siga o Portal MundoGEO no Twitter.