Profissionais de 40 municípios paraenses fazem parte do Projeto Capacitação de técnicos municipais na implementação do Cadastro Territorial Multifinalitário com uso de Sistemas de Informações Geográficas (GIS).
O curso é gratuito. Cerca de 20 técnicos municipais, sendo dois por cidade, serão beneficiados na primeira turma, formada por dez municípios das regiões do Marajó e Metropolitana de Belém. Eles serão capacitados para usar técnicas que facilitam a sistematização de informações precisas sobre a superfície terrestre dos municípios, como geoprocessamento e sensoriamento remoto.
O projeto é vinculado ao Grupo Acadêmico de Produção de Território e Meio Ambiente na Amazônia (Gapta), da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Pará (UFPA), e tem apoio do Programa de Apoio à Extensão Universitária, do Ministério das Cidades (Proext/Cidades). A primeira turma inicia as atividades no dia 14 de fevereiro.
O curso ocorrerá até o dia 18 de fevereiro nas dependências da Faculdade de Geografia e Cartografia, no Laboratório de Análise da Informação Geográfica (Laig), no Campus da UFPA, no bairro Guamá, em Belém.
O treinamento que inicia em fevereiro contempla os municípios de Ponta de Pedras, Soure, Breves, Curralinho, Gurupá, Portel, Ananindeua, Belém, Benevides e Marituba. Outras três turmas serão ofertadas de fevereiro e março para atender a proposta de beneficiar 40 municípios paraenses. A equipe responsável pelo projeto estuda a possibilidade de, além dos técnicos municipais, incluir representantes de ONGs e outros setores da sociedade.
Outras informações na Faculdade de Geografia e Cartografia do IFCH/UFPA. A relação completa dos municípios beneficiados pode ser acessada no site da FGC.
Fonte: Assessoria de Comunicação do IFCH
Siga o Portal MundoGEO no Twitter.