O satélite Alos (sigla para Advanced Land Observing Satellite) foi lançado em 24 de janeiro de 2006 pela Japan Aerospace Exploration Agency (Jaxa), a partir do centro espacial de Tanegashima, Japão, e entrou na fase operacional de fornecimento de dados ao público em 24 de outubro do mesmo ano.

O programa japonês de sensoriamento remoto consiste de duas séries: a de satélites utilizados principalmente para monitoramento atmosférico e marinho, e a de veículos utilizados para observação terrestre. O Alos apresenta avançada tecnologia de observação da Terra, sendo utilizado para cartografia, monitoramento de desastres e levantamento de recursos naturais.

Durante os três primeiros meses de 2011, a GlobalGeo, distribuidora autorizada das imagens do satélite Alos, promove uma campanha direcionada à utilização de imagens de média resolução dos sensores ópticos Avnir e Prism, do satélite Alos, em projetos de geotecnologias.

Imagens Prism

O sensor Prism (sigla para Panchromatic Remote-sensing Instrument for Stereo Mapping) é capaz de adquirir imagens tridimensionais da superfície terrestre, operando na faixa de luz visível, com uma banda pancromática e resolução espacial de 2,5 metros, o que possibilita gerar Modelos Digitais de Superfície (MDS) com grande acurácia. Possui três sistemas óticos independentes para visualização com as visadas nadir, dianteira (forward) e traseira (backward), produzindo imagens em estereoscopia ao longo da órbita. O Prism fornece dados com alta acurácia para elaboração de modelos digitais de superfície e de levantamentos topográficos com escala de até 1:25.000.

Imagens Avnir

O sensor Avnir-2 (sigla para Advanced Visible and Near Infrared Radiometer type 2) é aplicado para cobertura terrestre precisa e opera nas regiões do visível e infravermelho próximo, com resolução espacial de 10 metros. Este sensor foi desenvolvido para mapeamentos temáticos em escalas de até 1:35.000, com ênfase em uso e cobertura do solo. É utilizado para observação tanto da área continental quanto costeira.

Em ambos os casos as imagens são disponibilizadas, pela GlobalGeo, em formato GeoTIFF (8 bits), Datum WGS 84 e Projeção  UTM.

+Info
Belo Horizonte – (31) 2535-1553
Rio de Janeiro – (21) 3578-5547
globalgeo@globalgeo.com.br

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.