A GlobalGeo Geotecnologias forneceu imagens dos satélites ALOS (sensor PRISM) e WorldView-1 para apoio ao estudo do melhor traçado do futuro trem de alta velocidade, que ligará o aeroporto de Viracopos, em Campinas à cidade do Rio de Janeiro, passando pela capital paulista.

Todas as imagens utilizadas no projeto são datadas de 2010 e são caracterizadas por possuírem excelente acurácia. A precisão na localização de elementos da paisagem é fundamental para uma análise mais próxima da realidade, criando condições para um melhor estudo do traçado da ferrovia.

A densidade da vegetação, localidades e comunidades rurais, áreas de preservação permanente, centros urbanos consolidados, hidrografia, vias de acesso, dentre outros, são alguns dos elementos visíveis nestas imagens e são a base para a definição de diretrizes e viabilização do traçado do futuro trem de alta velocidade.

Portanto, a interpretação adequada e otimizada dos aspectos visuais dos sensores apoiará a concepção do projeto que enriquecerá a infraestrutura de transporte da região sudeste, visando futuros eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.