Durante o Carnaval 2011, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia utilizou um sistema baseado em dados geográficos com o objetivo de gerenciar o monitoramento das patrulhas policiais e ocorrências criminais durante os sete dias de folia. A Imagem, empresa do mercado de Sistemas de Informações Geográficas (GIS) na América Latina, foi a responsável por desenvolver o Geo.Seg, sistema com funcionalidades que permitem integrar informações e cruzar dados que otimizam a tomada de decisões e o planejamento de táticas policiais.
A solução envolveu a implantação de uma aplicação web para gerenciamento das ocorrências policiais e o acompanhamento dos elementos que compõem os circuitos do Carnaval como, por exemplo, localização dos camarotes e centros de bombeiros e assistência médica, além de monitorar as imagens feitas por câmeras de segurança, o deslocamento dos trios elétricos e das patrulhas policiais. A partir das informações coletadas foram gerados mapas temáticos e gráficos indicando as áreas de maior atividade criminal e o percentual de cada tipo de delito.
José Ricardo Negrão, coordenador de geoprocessamento da SSP Salvador, explica que o projeto funcionou como um piloto para a secretaria poder testar a ferramenta e posteriormente torná-la uma solução eficaz em diversas áreas da secretaria: Inteligência, Criminalística, Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros, entre outros.
Ricardo disse que a novidade de 2011, foi a integração do GPS às imagens realizadas, facilitando o monitoramento. “Esse ano, nós usamos GPS para acompanhar os trios elétricos e ter a localização exata das patrulhas e câmeras de seguranças que permitiram uma apuração dos acontecimentos com mais detalhes”, finaliza.
Siga o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.