Em apenas dois anos, o satélite de gravidade da ESA, GOCE, juntou dados suficientes para mapear a gravidade da Terra com um detalhe sem precedentes. No dia 31 de Março, uma conferência de imprensa focada nos resultados da missão será transmitida diretamente.
A conferência será transmitida das 06:15 às 07:30 horário de Brasília (09:15 – 10:30 GMT), a partir da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha. A sessão irá incluir uma atualização da missão, com a apresentação dos resultados das suas aplicações. Poderá ser acompanhada em diretamente através do website do GOCE.
A apresentação irá acontecer durante o Quarto Workshop Internacional do Utilizador do GOCE, onde os cientistas e os utilizadores dos dados de todo o mundo se juntam para receber atualizações acerca do satélite e dos produtos agora disponíveis.
A missão de Exploração da Circulação Oceânica e de Gravidade da ESA foi lançada em 2009 para mapear as variações na gravidade da Terra com alto nível de detalhes e precisão.
Dois anos em órbita resultaram num modelo único do geóide – a superfície de um oceano global, num cenário de ausência de marés ou corrente, definido exclusivamente pela gravidade.
O geóide é crucial para estimar medidas exatas da circulação oceânica, alterações no nível do mar e ainda para se conseguir compreender melhor os processos que ocorrem no interior da Terra.
Fonte: ESA
Acompanhe o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.