Executivo afirma que haverá também cooperação entre Brasil e Rússia
[leia-tambem-esquerda]A empresa brasileira de rastreamento Zatix acaba de fechar um acordo com a NIS – Glonass, provedora russa de serviços de navegação e especializada em promover as tecnologias do sistema daquele país, em nível internacional.
A negociação envolverá o desenvolvimento de tecnologia, fornecimento de produtos, softwares e serviços. O acordo envolve também a cooperação entre Brasil e Rússia.
Cilineu Nunes, membro do conselho administrativo da Zatix, afirma que a parceria irá promover, principalmente, a troca de experiências e tecnologias na área de rastreamento de veículos. “Seu uso em conjunto com o sistema americano GPS aumenta a precisão da geolocalização e permite o desenvolvimento de aplicações mais sofisticadas”, completa. Assim, a cooperação não visa substituir o sistema GPS, mas sim complementá-lo.
Nunes explica como será feita a aplicação da tecnologia Glonass, no rastreamento e monitoramento de veículos: “inicialmente da mesma forma como é usado o GPS atualmente. Numa segunda fase, pretendemos desenvolver aplicações mais sofisticadas com precisão abaixo de 1 metro na localização”.
Congresso Internacional “ERA- Glonass”
Durante o Congresso Internacional “ERA-Glonass”, evento que aconteceu recentemente, na Rússia, o conselheiro apresentou um quadro que explicava como o Brasil pode ter boas oportunidades no mercado de rastreamento de veículos, a partir do Sistema Integrado de Monitoramento e Registro Automático de Veículos (Simrav 245).
Este sistema irá tornar obrigatória a instalação de equipamentos antifurtos em veículos novos, saídos de fábrica. Apesar da expectativa sobre o Simrav, ele está programado para entrar em funcionamento ainda este ano, mas não se sabe exatamente a data.
Já na Rússia, todos os veículos terão praticamente o mesmo sistema a partir de 2012.
“O sistema ERA-Glonass, criado pela Federação Russa, tem por objetivo a prestação do serviço de Chamada de Emergência para atendimento a acidentes e problemas nos veículos, enquanto que o Simrav foi desenvolvido para reduzir o furto e roubo de veículos e cargas. Apesar dessa diferença, os sistemas têm grande similaridade, processos e tecnologias, razão do interesse russo no Simrav”, finaliza.
Siga o Portal MundoGEO no Twitter.