Revista já está disponível no portal e também para que internautas possam “folhear” o conteúdo na íntegra

A 33ª edição da revista InfoGNSS traz informações sobre cartografia, agrimensura e topografia. Nesta edição o destaque são os sistemas móveis de mapeamento, que se popularizaram com o Google Street View, mas que são utilizados para gerar bases de dados tridimensionais com precisão e rapidez sem precedentes.

Não é só o Google, Navteq e outros grandes players do setor de TI que equipam seus carros e ganham as ruas para gerar suas bases de dados 3D. Os sistemas móveis de mapeamento já chegaram ao Brasil e são realidade no setor de topografia.

Os laser scanners – que fazem uma verdadeira “varredura” de ambientes para gerar modelos tridimensionais – já são bem conhecidos dos leitores da InfoGNSS. Há anos suas funcionalidades são presença garantida nas páginas da revista, mostrando como essa tecnologia permite mapear rapidamente grandes áreas e gerar nuvens com milhares de pontos, que podem ser processados para a criação de modelos fiéis da realidade. Mas alguém teve a brilhante (e lucrativa) ideia de colocar estes equipamentos em cima de um veículo, juntamente com um sistema de posicionamento, e então surgiram as soluções móveis de mapeamento, através das quais é possível dirigir um carro e mapear uma estrada inteira em poucas horas.

Segundo Eduardo Freitas, editor da InfoGNSS, estes equipamentos são ideais para mapeamento de áreas urbanas, estradas, ferrovias, minas, entre outros ambientes com grande quantidade de detalhes. “Os sistemas embarcados podem ser uma alternativa para a geração de modelos 3D, em tempo mais curto e – para grandes áreas – com menor custo em relação ao método convencional de topografia. As medidas podem atingir precisão sub-métrica, com aplicações nas áreas de cadastro, registro de mudanças, inspeções de qualidade, entre outras”.

A figura de um topógrafo dirigindo um “possante” e mapeando, em tempo real, uma estrada inteira, seria uma imagem de ficção científica há alguns anos. Com a evolução dos receptores GNSS e dos sistemas inerciais, com o barateamento das câmeras digitais – chegando facilmente, hoje, a dezenas de megapixels – e com a chegada no mercado dos laser scanners, tornou-se possível a integração de tudo isso sobre um veículo.

Confira mais destaques da InfoGNSS 33:
– Coluna sobre cartografia e cadastro, com um recado para a Presidente Dilma;
– Passo a passo sobre loteamento urbano no CAD;
– Os novíssimos procedimentos no georreferenciamento de imóveis rurais;
– Matéria sobre o MundoGEO#Connect, que acontecerá de 14 a 16 de junho em São Paulo;
– Tudo sobre parcelamento de imóvel rural;
– Artigo sobre as aplicações civis e militares de atividades de mapeamento móvel;
– Detalhes sobre o projeto de georreferenciamento da malha viária no Tocantins;
– Alta precisão: o receptor GNSS atuando como um sensor meteorológico;
– Tabela comparativa com os principais Sistemas de Aumentação Baseados em Satélites (SBAS);
– Cobertura do seminário Geocertificação de Imóveis Rurais.

Acesse a InfoGNSS 33 na íntegra aqui. Para conferir a revista no Portal, clique aqui.

Acompanhe o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.