A Esri lançou no dia 3 de maio o aplicativo “Esri File Geodatabase API“. Esta API permite que desenvolvedores possam trabalhar com arquivos de bases de dados geográficas (geodatabases) fora do ArcObjects, que é a biblioteca de componentes do software que compõem a base do ArcGIS.
Com a API, desenvolvedores agora podem criar aplicativos independentes para exibir ou modificar dados armazenados em um arquivo geodatabase. Estes bancos de dados compõem a estrutura nativa do ArcGIS para armazenar, gerenciar e usar dados geoespaciais. O lançamento também permite a criação de aplicativos independentes, para exibir ou modificar dados armazenados em um arquivo geodatabase, sem ter que depender do ArcObjects.
O “Esri File Geodatabase API” é uma coleção de bibliotecas C++ (.dll) para as plataformas Windows e Linux 32 bits e 64 bits, que permite acesso direto aos dados armazenados em um arquivo geodatabase. A API a permite ainda: Criar novos arquivos geodatabases; ler esquemas de arquivos geodatabase; criar esquemas de características simples; ler, editar e excluir dados no arquivo geodatabase; realizar atributos e consultas espaciais.
Segundo a Esri, o novo aplicativo não substitui o ArcObjects como ferramenta recomendada para interagir com o geodatabase.
Acompanhe o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.