Nessa semana aconteceram deslizamentos de terra em Morro dos Macacos, no distrito Cidade Ademar, zona sul de São Paulo, onde duas pessoas morreram soterradas. Segundo informações do site G1, ainda há perigo de escorregamentos no local.

Fonte: Secretaria Municipal de Coordenação de Subprefeituras

No começo deste ano, a Prefeitura de São Paulo e o Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT) anunciaram o mapeamento das áreas com riscos de escorregamentos e erosões na cidade. De acordo com o levantamento, Cidade Ademar é uma das regiões com maior número áreas sujeitas a deslizamentos. (Veja cada região no quadro ao lado)

De acordo com o estudo, foram mais de 400 áreas de encostas e margens de córregos sujeitas a escorregamentos de terras. A ferramenta, de consulta pública, está disponível no site da Prefeitura de São Paulo. É possível ver a localização dessas áreas pelo Google Maps.

Agora a Defesa Civil está fazendo a vistorias no local. Uma das hipóteses é de que os acidentes tenham sido causados por uma obra que a própria Prefeitura estava fazendo na região. Não se descarta a possibilidade de ter havido negligência na intervenção urbana.

Na manhã desta sexta-feira deve acontecer uma reunião para que os moradores deixem o local.

Siga o MundoGEO no Twitter.