Os otimistas alegam: com a chegada dos maiores eventos esportivos ao Brasil – Copa do Mundo da Fifa e as Olimpíadas, em 2014 e 2016, respectivamente – haverá um investimento, de escalas espaciais, no setor de infraestrutura no país. A afirmação parece óbvia, porém é preciso entender melhor o que está por trás de tudo isso.
Os engenheiros, de todas as especialidades, ocupam um dos papéis mais importantes quando se fala em infraestrutura, e a demanda por esses profissionais reafirma o fato: é preciso pessoas que trabalhem com engenharia no Brasil.
Aqui, mais pontualmente, os engenheiros cartógrafos vivem seus dilemas. Enquanto contam com altos salários e universidades com conceitos bons, faltam pessoas para preencher a demanda do mercado.
Uma pesquisa realizada pelo Catho, classificado online de currículos e empregos, chamada de Pesquisa Salarial, aponta que a engenharia cartográfica teve um aumento de 17,61% com relação ao salário dos profissionais da área, colocando a especialidade em primeiro lugar nesse ranking.
Esta é uma matéria da revista InfoGNSS 34, que já está disponível no Portal MundoGEO. Clique aqui e leia na íntegra.