O NigeriaSat-X, satélite construído pelo país africano, adquiriu sua primeira imagem apenas três dias após o lançamento bem sucedido em 17 de agosto.

Revelando edifícios e a paisagem do entorno da cidade de Auckland, na Nova Zelândia, esta imagem demonstra que a resolução de 22 multi-espectral para mapeamento, monitoramento agrícola e de desastres, funciona bem.

O NigeriaSat-X foi construído por engenheiros da Agência Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Espacial da Nigéria (NASRDA) sob a supervisão de Surrey Satellite Technology Ltd (SSTL).

Atualmente duas equipes de engenheiros da NASRDA-SSTL estão trabalhando em paralelo em Abuja e Guildford nos satélites NigeriaSat-X e NigeriaSat-2, que foram lançados ao mesmo tempo. Após a fase inicial, a equipe NASRDA em Guildford irá retornar à Nigéria para continuar as operações da estação terrestre Abuja, do NigeriaSat-X.

O NigeriaSat-X é o terceiro  gerador de imagens com resolução de 22m da Constelação de Monitoramento de Desastres, que agora conta com 7 satélites e é coordenado pela DMC International Imaging Ltd (DMCii), fornecendo imagens para uso governamental e comercial.

Imagem feita pelo NigeriaSat-X em 20 de agosto

+Info
www.sstl.co.uk/launches/nigeriasat-2—nigeriasat-x

Conheça a nova rede social GeoConnectPeople. Clique aqui e confira.