O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou na última segunda-feira, 29 de agosto, o livro Mudança do clima no Brasil: aspectos econômicos, sociais e regulatórios.

O evento contou com a presença do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, e de representantes dos ministérios do Meio Ambiente e de Relações Exteriores. Também estiveram presentes na mesa de abertura os diretores do Ipea Francisco de Assis Costa e Carlos Fernandes da Silveira.

Três apresentações detalharam os capítulos do livro: Aspectos regulatórios e sociais das mudanças climáticas no Brasil, As mudanças climáticas nos diversos setores da economia brasileira, e O Brasil e as negociações internacionais sobre mudanças climáticas.

Em 437 páginas, o livro traz um debate amplo e extremamente atual sobre as mudanças climáticas e as políticas públicas e ações brasileiras correspondentes a esse fenômeno. A obra se encontra agora disponível na seção de Publicações/Livros do Portal Ipea.

Clique aqui e acesse a íntegra do livro Mudança do Clima no Brasil: aspectos econômicos, sociais e regulatórios.

Comunicado analisa decisões de conferências climáticas

O Ipea também divulgou nesta segunda-feira o Comunicado do Ipea nº 109 – O Acordo de Copenhague e as decisões de Cancun no contexto da convenção do clima. O estudo foi apresentado na sede do Instituto, em Brasília.

O Comunicado traz análise sobre os principais resultados das ultimas duas Conferências das Partes das Nações Unidas para Mudança do Clima, Copenhague e Cancun.

A pesquisa trata, com especial atenção, das metas apresentadas no Acordo de Copenhague e confirmadas em Cancun, levantando um debate sobre suas implicações para as negociações futuras e sua contribuição para o compromisso de limitação do aumento da temperatura global entre 1,5°C e 2,0°C. Este estudo faz parte do livro Mudança do Clima no Brasil.

Conheça a nova rede social GeoConnectPeople.