Nesta sexta-feira, 2 de setembro, serão apresentados em Brasília resultados inéditos do mapeamento do uso e cobertura da terra das áreas desflorestadas da Amazônia. Os estudos do projeto TerraClass são resultado da parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
O TerraClass mapeou os 18% do bioma Amazônico já desmatados, gerando uma classificação dos diversos usos e situações, em cada um dos nove estados da região. As análises foram feitas a partir de informações resultantes do levantamento detalhado do desflorestamento ocorrido até 2008, obtidas pelo Prodes (Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal), do Inpe.
De acordo com a equipe técnica do Centro Regional da Amazônia do Inpe e da Embrapa Informática Agropecuária e Embrapa Amazônia Oriental, foram geradas informações essenciais para a gestão do uso da terra na Amazônia, sobretudo das áreas já alteradas, permitindo um melhor aproveitamento do potencial produtivo e reduzindo a pressão sob as áreas florestadas na região.
As instituições elaboraram mapas e estatísticas dentro da escala de estados e municípios e para as unidades de conservação e terras indígenas. Todos os dados estão espacializados, permitindo a execução de análises em diferentes escalas de abordagem e recortes espaciais.
As pesquisas contaram com apoio do Ministério do Meio Ambiente, por meio do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG-7), financiado pelos sete países mais ricos do mundo, mais a Holanda e a Comissão Europeia, com gestão do Banco Mundial. Os recursos foram geridos pela Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (Funcate).
Apresentação
Os resultados do TerraClass serão apresentados pelo diretor do INPE, Gilberto Câmara, durante cerimônia no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, às 10 horas, nesta sexta-feira (2). Participam ainda dirigentes da Embrapa e os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entre outras autoridades e membros da comunidade científica.
Conheça a nova rede social GeoConnectPeople.