Nesta sexta-feira, 2 de setembro, serão apresentados em Brasília resultados inéditos do mapeamento do uso e cobertura da terra das áreas desflorestadas da Amazônia. Os estudos do projeto TerraClass são resultado da parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O TerraClass mapeou os 18% do bioma Amazônico já desmatados, gerando uma classificação dos diversos usos e situações, em cada um dos nove estados da região. As análises foram feitas a partir de informações resultantes do levantamento detalhado do desflorestamento ocorrido até 2008, obtidas pelo Prodes (Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal), do Inpe.

Estado do Amazonas

De acordo com a equipe técnica do Centro Regional da Amazônia do Inpe e da Embrapa Informática Agropecuária e Embrapa Amazônia Oriental, foram geradas informações essenciais para a gestão do uso da terra na Amazônia, sobretudo das áreas já alteradas, permitindo um melhor aproveitamento do potencial produtivo e reduzindo a pressão sob as áreas florestadas na região.

As instituições elaboraram mapas e estatísticas dentro da escala de estados e municípios e para as unidades de conservação e terras indígenas. Todos os dados estão espacializados, permitindo a execução de análises em diferentes escalas de abordagem e recortes espaciais.

As pesquisas contaram com apoio do Ministério do Meio Ambiente, por meio do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG-7), financiado pelos sete países mais ricos do mundo, mais a Holanda e a Comissão Europeia, com gestão do Banco Mundial. Os recursos foram geridos pela Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (Funcate).

Apresentação

Os resultados do TerraClass serão apresentados pelo diretor do INPE, Gilberto Câmara, durante cerimônia no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, às 10 horas, nesta sexta-feira (2).  Participam ainda dirigentes da Embrapa e os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entre outras autoridades e membros da comunidade científica.

Conheça a nova rede social GeoConnectPeople.