A partir de agora, os controladores de voo terão a disposição um software que irá processar dados de diversas fontes de captação, como radares e satélites, em uma única apresentação. Trata-se do Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional, também chamado de Sistema Sagitário, que já se encontra em funcionamento nos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo II e III (Cindacta) de Curitiba e Recife.
O novo programa será implantado em todos os quatro Cindactas, e deve substituir o atual sistema X-4000. O Sagitário permitirá, por exemplo, a sobreposição de imagens meteorológicas sobre as do setor sob controle, para acompanhar a evolução do mau tempo, em determinada região do país.
Além disso, os planos de voos também podem ser editados sobre o mapa, possibilitando a inserção, remoção e reposicionamento de pontos do plano, bem como cancelamento de operações. Segundo informações da Força Aérea Brasileira (FAB), além dos benefícios na parte técnica, o novo sistema permite que o controlador de voo se concentre mais no trabalho.
De acordo com a FAB, foram investidos aproximadamente 9 milhões de reais no desenvolvimento do software, e mais 15 milhões devem ser aplicados na implantação do sistema nos Cindactas restantes. Até o final de ano, o programa deve ser instalado em Brasília (Cindacta I).
Fonte: Portal FAB
Conecte-se a rede social GeoConnectPeople.