De acordo com informações do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), já está pronto um software que promete conferir documentos e identificar atividades profissionais que poderão ser exercidas pelos que entraram na faculdade a partir de 2007, e se formam nas profissões registradas no Sistema Confea/Crea.
O programa, que deve começar a ser testados nas próximas semanas, irá modificar a rotina dos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Creas) de todo o país. Estes órgãos são responsáveis pela análise da documentação que leva à concessão de atribuições e ao Registro Profissional.
O software é fruto da Resolução 1010, do Ciruto da Resolução 1010, do Confea, e contém informações sobre cada uma das mais de 100 disciplinas que podem compor um dos 370 cursos relacionados ao sistema profissional. Além disso, o software põe fim às diferenças entre as concessões emitidas, padronizando o documento que começa 2012 com novidades.
Um exemplo de como o funcionamento desse programa irá auxiliar os Conselhos pode ser explicado da seguinte maneira, como conta Roberto Costa e Silva, coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do Confea: “um engenheiro agrônomo pode fazer determinadas disciplinas de Engenharia Química e receber as competências daquilo que estudou. Ele será sempre um agrônomo por formação com competência nas matérias estudas em Química?”.
Segundo ele, isso acrescenta na formação do Engenheiro. “Dentro de dois anos, mais ou menos, vão aparecer no mercado os novos Engenheiros. Eles terão um perfil multifacetado por ter estudado cadeiras de elétrica, civil, agronomia, química, florestal, etc. E deixarão de estar presos às disciplinas de uma única especialidade”, explica Costa e Silva.
Fonte: Confea