A especialista em tecnologia para mineração Maptek, apresentou ao mercado o novo scanner laser I-Site 8400 durante a Intergeo na Alemanha, no final de setembro. Desenvolvido na fábrica da Maptek em Adelaide, no sul da Austrália, o I-Site 8400 foi lançado após o sucesso internacional do scanner I-Site 8800, de longo alcance.
O scanner laser I-Site 8400 promete ser uma boa opção para locais que requerem levantamentos rotineiros, tarefas topográficas e volumétricas. É um aparelho leve (pesando somente 12 kg), com uma bússola digital interna, controles no próprio equipamento e armazenamento de memória USB.
O alcance máximo de 1000m e a precisão de 20mm se adapta à maioria das aplicações dentro da mineração, tais como levantamento diário e monitoramento. A qualidade e o desenho ergonômico do I-Site 8800 foi mantido no I-Site 8400, sendo também capaz de manipular grandes cargas de trabalho no campo. Escaneamento móvel pode ser feito sem complicações, instalando o scanner sobre um veículo, usando o equipamento Maptek I-Site vehicle mount.
Segundo a Maptek, todos os componentes são testados e atendem padrões de qualidade. O scanner tem sido otimizado para funcionar em condições que vão de temperaturas negativas até 50ºC, podendo ser utilizado para trabalhos subterrâneos. Todos os dados obtidos com o scanner laser I-Site 8400 podem ser visualizados usando o software I-Site Studio da Maptek, que tem uma grande quantidade de funções e ferramentas para converter rapidamente os dados escaneados em resultados.