O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibiliza a partir desta sexta-feira, 16 de dezembro, os mapas de cobertura e uso da terra do Pará e de Sergipe e um conjunto de mapas do Maranhão (vegetação, geologia, geomorfologia e solos).

Apoiado no sistema de classificação nacional adotado pelo IBGE, os mapeamentos de uso e cobertura da terra foram elaborados a partir da interpretação de imagens de satélite conjugada com análises de informações de trabalhos de campo, de tipologias agrícolas e de documentação estatística, além de textos técnicos de referência.

As informações desses mapas são fundamentais para o planejamento e acompanhamento das mudanças na cobertura e no uso da terra, com vistas à gestão territorial, em razão de apoiarem estudos como análises de conflitos socioambientais, avaliação de impactos sobre os recursos naturais e seus processos de transformação.

Mapa de uso e cobertura do solo do Pará

Mapas do Maranhão

O Instituto também está disponibilizando a partir de hoje os mapas de vegetação, geologia, geomorfologia e solos do Maranhão, da série de mapas temáticos de recursos naturais de todos os estados da Amazônia Legal. Em escala oficial de representação do estado de 1:1400.00, os mapas foram elaborados a partir dos dados do Banco de Dados e Informações Ambientais do IBGE (BDIA), atualizados a partir de consultas bibliográficas, informações obtidas em trabalhos de campo e imagens de satélites até 2010.

Segundo o IBGE, estes mapas retratam a forte pressão antrópica sobre o cerrado maranhense, que tem quase 25% de sua área ocupada por atividades agropecuárias, especialmente plantações de soja, e mostram o potencial hídrico subterrâneo do estado, que possui aquíferos cujo volume total de água armazenada é estimado em cerca de 17.500 km3.

Acesse os mapas de cobertura e uso da terra do Pará, de Sergipe e ainda o conjunto de mapas do Maranhão.