A Inosat, empresa Portuguesa especializada em sistemas de gestão de frotas através de tecnologia GPS, prepara a sua entrada em bolsa. A empresa pretende concretizar a operação em 2012, preferencialmente no primeiro semestre. As hipóteses em análise passam pela dispersão do capital no Alternext – um índice ligado à Euronext – ou no Entry Standard, da Deutsche Borse. Em nenhum dos dois mercados existem até agora empresas portuguesas listadas.
Para Jorge Carrilho, co-fundador e CEO da Inosat, o aumento de capital irá potencializar os negócios no Brasil, e a empresa terá uma valorização de 300% após sua entrada na bolsa. Presente em 17 mercados e avaliada em 16,55 milhões de euros, a principal aposta estratégica da empresa no momento vai para o mercado brasileiro, onde prevê realizar um investimento de 2,25 milhões de euros, para financiar a operação e a aquisição de equipamentos. A entrada em bolsa dará suporte à expansão internacional prevista.
Um dos argumentos que a Inosat pretende usar para atrair os investidores para a sua operação em bolsa é uma política de distribuição de dividendos atrativa, que em 2013 estima entregar aos acionistas 916 mil euros.