A Petrobras recebeu autorização da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para investir 320,9 milhões de reais na concessão de 5 mil bolsas de estudo, sendo 2754 de graduação e 2246 de doutorado, no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal.
Das bolsas de doutorado, 1.901 são para a modalidade sanduíche, em que o aluno estuda no exterior por 12 meses e retorna ao País para completar o curso, e 345 para modalidade plena, com duração de até 48 meses.
Os recursos são referentes a 1% da receita bruta que a empresa obtém nos campos de grande produção ou de alta rentabilidade, segundo estipulado na Cláusula de Investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento, prevista nos contratos de concessão.
De 1998 a 2011 a cláusula garantiu geração equivalente a 6,2 bilhões de reais, sendo 3,1 bilhões aplicados em instituições de pesquisa de 21 estados brasileiros, e 569 milhões na formação de mão de obra, por meio do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural.
Petrobras e geotecnologias
A Petrobras participou do MundoGEO#Connect 2011, representada por Marksuel Xavier Bastos, Gerente de Tecnologia em Geodésia, Geoprocessamento e Oceanografia da Unidade de Serviços Submarinos da Exploração e Produção da Petrobras. Marksuel foi palestrante do Seminário Bases de Dados Geoespaciais, discutindo as diferentes formas de aquisição de dados geoespaciais e os processos de atualização desses dados. Confira a apresentação em PDF da palestra.
Entre no site MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, conheça a programação do evento e fique por dentro de tudo que o maior evento de geotecnologias da América Latina vai oferecer.