Com o objetivo de familiarizar os leitores com o conceito de Auditoria Ambiental e sua evolução, a Qualitymark Editora lança a terceira edição revista e ampliada do Manual de Auditoria Ambiental. Com a coordenação de Emilio Lèbre La Rovere – vencedor do prêmio Nobel da Paz, em 2007, junto de Al Gore – a obra fornece também, o instrumental básico para a realização de uma auditoria deste tipo para qualquer atividade econômica que resulte em impactos ao meio-ambiente.
Estas técnicas apresentam tentativas de avaliar valores e limites das perturbações que uma vez excedidos, resultam em recuperação demorada do ecossistema, de modo a maximizar a retomada de seus recursos, assegurando uma produtividade prolongada e de longo prazo. A auditoria ambiental é um instrumento usado por empresas para auxiliá-las a controlar o atendimento a políticas, práticas, procedimentos e/ou requisitos estipulados com o objetivo de evitar a degradação ambiental.
Ela teve início nos Estados Unidos, na década de 70, quando as empresas começaram a se preocupar com o crescente rigor da legislação ambiental e com a ocorrência de acidentes ecológicos de grande porte. Além da preocupação com a conformidade legal de suas atividades, essas organizações estavam atentas em identificar os potenciais riscos à saúde pública, gerados pelo processo produtivo ou pela prestação de serviços.
O MundoGEO vai sortear na próxima semana, através de suas páginas nas redes sociais, um exemplar do livro. Confira a páginas do MundoGEO no Facebook, LinkedIn e siga-nos no Twitter.