Portal do Software Público BrasileiroNo dia 27 de março o Portal do Software Público Brasileiro (SPB) alcançou a segunda colocação no 16º Concurso Inovação na Gestão Pública, dentre mais de 110 iniciativas inscritas. Aos poucos o Portal do Software Público Brasileiro (SPB) começa a se destacar como uma das iniciativas mais premiadas do governo federal no segmento de tecnologia da informação.

O Portal SPB já conquistou três prêmios nacionais e outros três internacionais: um no Uruguai e outro na França em 2009, e em 2012 alcançou o terceiro internacional, na Espanha. Na opinião do coordenador do Portal, César Brod, “o software público tem obtido o reconhecimento da sociedade e ampliado cada vez mais o número de usuários dos softwares e o leque de soluções ofertadas, o que tem possibilitado a experiência brasileira o reconhecimento nas premiações que tem participado”.

Para conhecer todos os prêmios recebidos pelo Portal do Software Público Brasileiro foi criada a página de Prêmios do SPB.

Cinco anos no mês de abril

No dia 12 de abril de 2012, o SPB completa cinco anos de existência. Desde a sua criação, a proposta do portal é disponibilizar soluções para a sua utilização pela sociedade e administração pública. No último ano, o ambiente virtual teve um crescimento de 20% nas suas atividades. São mais de 130 mil usuários, 56 aplicativos livres, cerca de 500 prestadores de serviços e 18 países que atuam no sítio.

Estão programadas várias atividades para o dia 12 de abril, como o lançamento de novos softwares, do vídeo institucional para o grupo de qualidade e da nomeação da Comissão de Coordenação do Software Público. A comemoração será divulgada no decorrer da primeira semana de abril.

i3Geo

Dentre os diversos softwares livres disponíveis no SPG, está o i3Geo, usado para a disponibilização de dados geográficos e um conjunto de ferramentas de navegação, geração de análises, compartilhamento e criação de mapas sob demanda. Baseado em um conjunto de outros sistemas abertos, principalmente o MapServer, o software já está disponível na versão 4.5, permitindo integração com o Google Maps e Google Earth.

A Interface Integrada para Internet de Ferramentas de Geoprocessamento – i3Geo, desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente, já é utilizada por vários órgãos públicos, dentre eles o Incra, como uma ferramenta para consulta a dados do Acervo Fundiário Digital. Saiba como realizar essa consulta através de um Passo a Passo da revista InfoGNSS 35.