A HP anuncia a versão beta da sua oferta inicial de serviços de nuvem pública, que permitem aos desenvolvedores criar a próxima geração de aplicativos de web e que mudam o perfil econômico da implantação de aplicativos inovadores. Esta iniciativa faz parte de estratégia HP Converged Cloud, que foi anunciada nesta semana.
A partir de 10 de maio, o HP Cloud Services fornecerá a primeira geração de infraestrutura de nuvem pública da companhia, com serviços de plataforma e soluções para desenvolvedores, fornecedores de software independentes (ISVs) e empresas de todos os tamanhos. Alinhado com a estratégia e abordagem de nuvem convergente da HP, a empresa oferece às organizações uma solução de entrega híbrida e de fonte única que engloba TI tradicional, além de nuvens públicas, privadas e gerenciadas.
Criado dentro da estratégia de Infraestrutura Convergente e usando Software da HP, com uma integração fácil do padrões OpenStack, o HP Cloud Services oferece uma infraestrutura de nuvem pública de código aberto e com recursos orientados ao negócio. Os primeiros serviços “beta” da HP que estarão disponíveis publicamente em maio serão oferecidos por meio de um modelo “pay as you go”, permitindo às organizações estarem operacionais em minutos. Isso inclui:
HP Cloud Compute: permite aos usuários implantar instâncias de computação sob demanda além de personalizar instâncias para tratar de cargas de trabalho únicas. Isso também lhes permite adicionar novas instâncias através de APIs RESTful baseada em padrões da indústria para rápida escalada;
HP Cloud Object Storage: oferece capacidade de armazenamento on-line escalonável, sob demanda, que é ideal para arquivamento e backup de dados, servindo conteúdo estático para aplicativos de web e armazenando conjuntos de dados públicos e privados em larga escala;
HP Cloud Content Delivery Network (CDN): capacitado pela Intelligent Platform da Akamai, reduz a latência e melhora o desempenho acelerando a entrega de conteúdo em cache para usuários finais
Os novos serviços de nuvem disponíveis em “beta” privado incluem:
HP Cloud Block Storage: permite aos usuários mover os dados de uma instância computacional para outra com uma solução de armazenamento de alto desempenho e altamente disponível, ideal para aplicativos que requerem acesso de leitura e gravação frequente, como aplicativos da web;
HP Cloud Relational Database (RDB) for MySQL: oferece aos desenvolvedores acesso sob demanda a dados de aplicativos e escala com base no número de instâncias implantadas ou na capacidade de armazenamento exigida.
Os desenvolvedores são livres para usar uma variedade de ferramentas de gerenciamento de serviços de nuvem e linguagens, tais como Ruby, Java, PHP e Python. O HP Cloud Services é replicado em várias zonas de disponibilidade e é apoiado por um suporte personalizado gratuito .
GIS nas nuvens
Seguindo a tendência mundial de armazenamento de dados e serviços na nuvem, os Sistemas de Informação Geográfica (GIS) cada vez mais possuem aplicações em Cloud. Para apresentar as tendências e novidades dessa tecnologia, o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, principal evento de geotecnologias da América Latina, vai debater o assunto junto com a comunidade.
O Seminário GIS & GeoWeb, que vai acontecer no dia 31 de maio (terceiro dia do evento) vai abordar as tendências do GIS, trazendo os aspectos do GIS desktop, 3D, móvel e na nuvem, e como o futuro desta tecnologia vai impactar o dia-a-dia dos profissionais e das empresas. A seção “Armazenamento e análise de dados via Cloud GIS” vai explicar ao público sobre como aproveitar todo o poder de armazenamento e processamento da nuvem para otimizar os investimentos em hardware e software. Estarão presentes para o debate profissionais de renome, como Antonio Luiz Schuch, do Google Enterprise Latin America.
Conheça a programação completa do MundoGEO#Connect 2012.