O MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, maior encontro do setor de geotecnologia da América Latina, que acontece de 29 a 31 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), terá em sua programação três cursos ministrados por profissionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O foco dos cursos estará na Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde), ferramenta que tem auxiliado na integração e compartilhamento dos dados geoespaciais.
Os cursos acontecerão em cada um dos dias do evento MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, paralelamente à feira e aos seminários, e terão duração de aproximadamente 6h. No primeiro dia (29/05) acontece o curso “Introdução e Conceitos da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde)”, com a presença de Moema José de Carvalho Augusto, Assistente da Diretoria de Geociências do IBGE.
Moema conta com um currículo extenso relacionado a Infraestruturas de Dados Espaciais, com passagens pela Coordenação de Cartografia do Instituto e pelo Projeto de Mudança do Referencial Geodésico (PMRG), além de ser membro da Comissão Nacional de Cartografia (Concar), do Programa de Interoperabilidade do Governo Eletrônico (e-Ping) e do Grupo de Peritos das Nações Unidas em Nomes Geográficos. Para saber mais, acesse o link http://bit.ly/HvJnAm.
Já no dia 30 de maio, o engenheiro cartógrafo do IBGE, Wesley da Silva Fernandes, irá explicar os aspectos técnicos da Inde, padrões mantidos pelo Consórcio Geoespacial Aberto (OGC, na sigla em inglês), além da disseminação de geoserviços. O curso “Curso Inde: Introdução a Geoserviços” terá início às 9h e terminará às 17h45. Para saber mais, clique em http://bit.ly/HC90Sl.
E no terceiro e último dia do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, ocorre o curso “Padrões de Metadados para a Inde”, que terá como instrutor Rafael Lopes da Silva, engenheiro cartógrafo do IBGE e tecnologista em informações geográficas e estatística. Serão abordados os principais conceitos relacionados a metadados – dados que descrevem as informações geospaciais -, Perfil de Metadados Geoespaciais do Brasil (MGB), a Norma ISO19115, a ferramenta Geonetwork, os arquivos no formato XML, a criação e edição dos metadados e a consulta aos mesmos. Mais informações em http://bit.ly/HBDOnM.
“Como um dos apoiadores do MundoGEO#Connect LatinAmerica, o IBGE propõs a realização de uma sequência de cursos para demonstrar à comunidade o estado atual e os avanços da Inde”, explica Eduardo Freitas, coordenador técnico do evento. “Participando desses três cursos, o profissional estará totalmente atualizado sobre conceitos de infraestruturas de dados espaciais e requisitos para trabalhar com a Inde do Brasil”, conclui.
O MundoGEO#Connect LatinAmerica oferece uma opção para inscrição com desconto, num pacote para os três dias de curso sobre a Inde. Para saber mais, acesse http://bit.ly/HKUN6W.